Clínica Michelangelo - Cirurgia plástica em Curitiba

Cirurgias

A Clínica

Localização

Chat Online

Michelangelo Clínica

Lipoaspiração

      Lipoaspiração é o nome dado a uma técnica que consiste em retirar o excesso de gordura através de um aparelho de sucção ou seringas Por sua vez, a lipoescultura consiste em utilizar a própria gordura retirada para modelar partes do corpo ou preencher depressões. Ambas são procedimentos que podem ser realizados isoladamente ou associados com intervenções outras, tais como as plásticas totais ou parciais de abdome ou de face. Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. 
      A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento. Cada organismo reage de maneira diferente. Assim, na totalidade de pacientes há aqueles que atingem um resultado ideal, enquanto outros podem apresentar resultados negativos, em maiores ou menores proporções, independentemente do trabalho médico ter sido feito com o maior zelo, perícia e cautela. Entre esses resultados negativos que, felizmente, são raros, o paciente pode apresentar: irregularidades na superfície lipoaspirada; necrose de pele, por deficiência circulatória (sendo o tabagismo sua maior causa); embolia pulmonar gordurosa (raríssima); perfuração de vísceras (raríssima); flacidez de pele na região lipoaspirada.

       A duração do procedimento irá variar de 1 a 4 horas, dependendo da quantidade de gordura a ser lipoaspirada. A anestesia empregada poderá ser peridural ou local com sedação, e em alguns casos geral. Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico, seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
      A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões, imperceptíveis, sempre em regiões onde roupas intimas as escondam. Primeiramente, solução líquida estéril é infundida para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, um tubo oco fino (cânula) é inserido através destas incisões para soltar o excesso de gordura, utilizando um controlado movimento de vaivém. A gordura deslocada é, então, aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula.
     A melhora do contorno corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. Com práticas contínuas de dieta saudável e de atividade física, a perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada. No entanto, ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.
     Será necessário durante o pós operatório sessões de drenagem linfática e o uso de uma cinta modeladora.


                                                       RECOMENDAÇÕES PÓS OPERATÓRIAS

-Não dirija durante três semanas;

-A água do banho deverá ser fria para morna;

-Exercícios físicos de impacto estão proibidos por 30 dias, as caminhadas são permitidas;

-Não tome banho de sol enquanto estiver com hematomas (roxos);

-No caso de lipoinjeção glútea, ao se sentar mantenha a postura correta, apoiando assim o peso de seu corpo na região posterior da coxa;

-Não tire os curativos para tomar banho, ao termino tire os curativos, seque as cicatrizes com secador de cabelo, passe menthiolate e as cubra com gaze e micropore;

-Não aplique nas cicatrizes nenhuma pomada ou qualquer outro produto que não tenha sido recomendada pelo doutor;

-Hidratantes e óleos podem ser usados, desde que não entrem em contato com a com as cicatrizes;

-O uso do modelador é obrigatório por um mês, após esse período seu uso será de mais dois meses, porém apenas 12 horas por dia.

-Sua alimentação deve ser rica em proteína e líquidos, principalmente água de coco, suco de limão e isotônicos.

- A drenagem linfática pode ser iniciada no dia seguinte à cirurgia. A drenagem proporciona diminuição do edema, retirada de toxinas e impurezas do corpo, melhora da resistência imunológica, alivia dores e contribui para o aumento da nutrição celular acelerando assim o processo de cicatrização.

Ficou com dúvidas ou quem saber mais sobre a Lipoaspiração? Agende uma consulta!