Clínica Michelangelo - Cirurgia plástica em Curitiba

Cirurgias

A Clínica

Localização

Chat Online

Michelangelo Clínica

Ginecomastia

     A redução de mama para os homens é a correção cirúrgica das glândulas mamárias demasiadamente desenvolvidas ou grandes. A ginecomastia é uma condição comum em homens de qualquer idade, podendo ser resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações. A ginecomastia pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder sua condição.
     A ginecomastia é caracterizada por excesso de gordura localizada, excesso de desenvolvimento do tecido glandular ou uma combinação de ambos. Pode ocorrer unilateral ou bilateralmente.

                     
     A cirurgia plástica para corrigir a ginecomastia é tecnicamente chamada de mamoplastia redutora, reduz o tamanho da mama e melhora o contorno do tórax. Em casos graves de ginecomastia, o tecido mamário em excesso pode fazer com que as mamas fiquem flácidas e a aréola alargada (pele escura ao redor do mamilo). Nestes casos, a posição e o tamanho da aréola podem ser cirurgicamente melhorados e a pele em excesso retirada.
     O procedimento pode durar de 30 minutos a 2 horas e a anestesia empregada poder ser peridural ou local com sedação intravenosa ou geral. Medicamentos são administrados para seu conforto durante o procedimento cirúrgico.Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
     Nos casos em que a ginecomastia é, principalmente, o resultado de excesso de tecido adiposo, somente técnicas de lipoaspiração podem ser utilizadas. Tal situação requer a inserção de uma cânula, um tubo oco fino, através de uma pequena incisão. A cânula é movida para trás e para frente num movimento controlado para soltar o excesso de gordura, a qual é, então, removida do corpo por meio de sucção a vácuo. Há várias técnicas de lipoaspiração que podem ser utilizadas, a mais adequada para o seu caso será definida por seu cirurgião. 
     Técnicas de excisão são recomendadas onde o tecido glandular mamário ou excesso de pele devem ser removidos para corrigir a ginecomastia. A excisão também é necessária se a aréola precisar ser reduzida, ou o mamilo reposicionado para se obter um contorno natural. Padrões de incisão variam dependendo das particularidades anatômicas do paciente e da preferência do cirurgião. Algumas vezes, a ginecomastia é tratada com lipoaspiração e excisão.
     Após a cirurgia, um curativo cobrirá suas incisões e uma cinta modeladora deve ser usada para diminuir o inchaço e dar sustentação à mama operada. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.

                                                RECOMENDAÇÕES PÓS OPERATÓRIAS

- Não dirija durante três semanas;

- Evite levantar os braços acima do cotovelo;

- Não faça força com os braços;

- Ao se levantar, não utilize braços ou cotovelos como apoio; 

- A água do banho deverá ser fria para morna;

- Exercícios físicos de impacto e de força braçal estão proibidos por três meses, as caminhadas são permitidas;

- Não tome banho de sol enquanto estiver com hematomas (roxos);

- Não tire os curativos para tomar banho, ao termino retire os curativos com gaze, seque as cicatrizes com secador de cabelo, passe menthiolate e as cubra com gaze e micropore;

- Banhos de imersão como piscina, hidromassagem e praia estão proibidos por três meses;

- Não aplique nas cicatrizes nenhuma pomada ou qualquer outro produto que não tenha sido recomendada pelo doutor;

- Hidratantes e óleos podem ser usados, desde que não entrem em contato com a com as cicatrizes; 

- Durma de barriga para cima, nos primeiros 30 dias evite dormir de lado;

- O uso da cinta modeladora é obrigatório por um mês, após esse período seu uso será de mais dois meses, porém apenas 12 horas por dia.  

- A drenagem linfática pode ser iniciada no dia seguinte à cirurgia, proporcionando a diminuição do edema, retirada de toxinas e impurezas do corpo, melhora da resistência imunológica, alivia dores e contribui para o aumento da nutrição celular acelerando assim o processo de cicatrização.

Ficou com dúvidas ou quer saber a respeito da Ginecomastia? Agende uma consulta!